Uma rede de apoio uniu centenas de capixabas na internet: a construção de um hospital público veterinário. O abaixo-assinado iniciou pelas redes sociais da ONG Para Mia, organizada por Huandra Siqueira Seibel. O movimento tem como principais alvos os projetos de resgate animal e famílias de baixa renda.
Falar sobre o Sistema Único de Saúde tornou-se mais comum entre os cidadãos brasileiros nos dias atuais do que há alguns anos atrás. Mas e o hospital público veterinário, alguém apoia essa ideia? Bom, ao que parece, a idealizadora da ONG Para Mia, de Viana (ES), Huandra Siqueira Seibel, está muito interessada no assunto. Com o número de pedidos de resgates aumentando na ONG, Huandra disponibilizou as redes sociais do projeto para iniciar um abaixo-assinado a favor da construção de um hospital público veterinário no estado do Espírito Santo, chamando a atenção para centenas de capixabas.
O INCENTIVO
De acordo com o site da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Hospital Veterinário do campus de Alegre é o único de instituição pública do estado, em que os próprios alunos e professores recebem os pacientes por meio de agendamento. Porém, esses serviços não atendem metade das necessidades do Espírito Santo, principalmente da Grande Vitória.
Huandra Seibel relata que, infelizmente, a média de resgate da ONG Para Mia varia de acordo com as doações mensais, uma vez que os custos são bastante altos para uma instituição sem apoio governamental. Esse foi, então, o principal combustível que incentivou o abaixo-assinado em prol da construção de um hospital público veterinário no estado: o alto custo e a grande demanda de resgates.
PRINCIPAL ALVO
O abandono de animais é “incentivado” por vários motivos, ainda que sem justificativa plausível, como: irresponsabilidade, objetificação do animal, falta de conhecimento e, principalmente, por questões financeiras. Dados do Vitória News demostram que o índice de animais na rua dobrou no ES no início da pandemia. E com este significativo fator sabemos e retificamos ainda mais a importância dos serviços dos projetos de resgate para a vida desses bichinhos.
Acontece que ter apenas conhecimento não basta, as ONGs estão sobrecarregadas com a quantidade de pedidos de socorro de animais encontrados e famílias sem condições financeiras para manter seus pets sob uma guarda responsável. Dessa maneira, Huandra enfatiza que o principal alvo a ser atendido com um hospital público veterinário é a população de baixa renda comprovada, que obterão acesso aos serviços necessários de forma gratuita ou com baixo custo.
Seibel também abre possibilidades para uma ideia mais ampla, na qual o sistema público possa interagir com clínicas privadas: “Seja por meio de construção de hospitais públicos ou através do convênio com veterinárias particulares, a oferta desse serviço ajudaria a tirar a “pressão” que existe hoje sobre as ONGs.”, afirma.
CORRENTE DE APOIO
Mesmo que este assunto seja um tanto quanto incomum para moradores da região, a criação do abaixo-assinado nas redes sociais da ONG a favor da construção desse hospital recebeu apoio de centenas de capixabas. Esta união é justamente o recado que Huandra pretende passar, visto que uma sociedade organizada, o poder público e as empresas privadas deveriam unir para que o bem-estar dos animais sejam preservados no país.
Esta iniciativa faz com que nós, amantes de pets, apoiemos causas como esta, que lutam pelos direitos dos animais. Somente a sensibilidade do indivíduo que consegue enxergar o amor no olhar de um animal é capaz de proteger os que necessitam. A Bicho S.A aplaude toda manifestação em prol do bem-estar dos bichanos, a dignidade de uma vida deve ser preservada sempre, seja ela qual for. “É possível, sim, ajudarmos homens e animais, levantando não apenas uma ou outra bandeira, mas a bandeira de todas as minorias que precisam do nosso olhar empático.”, completa Huandra.
LINK
Aos interessados, seguem o link para o abaixo-assinado: