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A Bicho S.A está de volta às plataformas digitais e com muitas novidades. Para o retorno, Edgard Lima, criador da marca, relata para seus seguidores o verdadeiro incentivo desse projeto, desde a primeira versão, e o porquê de tal causa não poder parar

Imagine deparar-se com um galo acompanhando seu dono na praia em pleno domingo. E você já encontrou algum carneiro na rua levando uma criança à escola? Pois bem, por mais engraçado e diferente que aparentam ser, estes relatos fizeram parte da vida de Edgard Ramos Lima, um amante por Pets e criador da então Revista Bicho S.A.

Para Edgard, animais de estimação sempre foram uma paixão, mas, por acaso do destino, seu principal incentivo nesta criação foi uma grande crueldade humana. Por este motivo, a revista veio a tornar-se um projeto que visa além da publicidade e entretenimento, é sobre a vida animal como um todo.

A HISTÓRIA

O ano é 2006 e a história sobre a idealização da Bicho S.A é relatada por seu criador, Edgard Lima, que à época ocupava o cargo de proprietário em uma gráfica na cidade de Vitória (ES).

Durante uma curta distração, Edgard conta que, olhando pela janela de seu escritório, se deparou com uma cadela tentando atravessar a rua. A cachorra estava seriamente debilitada, chovia muito e ela se arrastava pelo chão durante uma falha tentativa de se locomover. Por mais que seus afazeres ocupassem seu tempo, Edgard não conseguiu ignorar a cena, deixou tudo para trás e foi ao encontro da cadela.

Realmente a cachorra não apresentava bons sinais de vida: “Chegando lá, vi que estava cansada e muito fraca a ponto de não conseguir ficar de pé. Um gari que passava tentou dar o resto de um marmitex a ela, mas seu estado era deplorável e mal conseguia comer”, descreve Edgard. Por fim, ele embrulhou a cadela e saiu em busca da primeira clínica veterinária que encontrasse.

          Alegando emergência, Edgard relata que chegou à clínica e logo foi atendido pela Drª Rose Rossoni, que ao se deparar com a cachorra exclamou: “Onde achou a Pituca?”. Por mais inacreditável que seja, a doutora já a conhecia, pois Pituca estava sendo tratada nesta mesma clínica por uma doença de carrapato (Erliquiose). Segundo a veterinária, antes de sua recuperação completa a tutora da cachorra decidiu terminar o tratamento em casa – o que certamente ocasionaria a morte do animal. Este tratamento não foi realizado e a cadela encontrada, na verdade, tinha sido deixada para morrer aos poucos na rua.

          Edgard confirma que se prontificou de imediato para investir na recuperação da Pituca e propôs dividir as despesas do tratamento com a Drª Rossoni, que aceitou. Todo esforço foi merecido para os dois, pois havia um olhar de agradecimento no rosto da cachorrinha. Após uma semana, a cadela veio a falecer e com uma tristeza revoltante Edgard forneceu um fim decente a ela.

           O resultado deste triste episódio foi a criação de uma revista voltada ao mundo Pet: “Era uma sexta-feira e fiquei o fim de semana pensando em tudo e resolvi pegar papel e caneta e desenhar um projeto. Aí nasceu a Bicho S.A!” – diz Edgard. Ter uma gráfica também o ajudou muito nesse processo, pois inicialmente a revista era distribuída no formato impresso.  

PRIMEIRA VERSÃO

A única revista especializada em bichos do Espírito Santo estreou sua primeira versão em 2007. Inicialmente, a Bicho S.A surgiu de forma impressa, eram distribuídos 5.000 exemplares gratuitos em diferentes locais de acesso ao mundo Pet (pet shops, clínicas e nas ruas para pais e mães de pet). A revista atingia a Grande Vitória, mais de 20 municípios no Espírito Santo e outros fora do estado por meio de anunciantes.

A Bicho S.A foi dividida em colunas que abordavam diferentes temas sobre animais de estimação. Os objetivos eram diversos, como: expor o dia a dia dos Pets assinantes da revista, tirar dúvidas sobre saúde com veterinários e também para que as ONGs divulgassem seus trabalhos e as disponibilidades de adoções responsáveis.

A REVISTA HOJE

          Depois de um longo período inativa, a Bicho S.A está oficialmente de volta. Hoje não é mais uma revista impressa, é publicada na modalidade digital, por meio do site, Instagram e Facebook oficial. O público alvo da marca continua o mesmo: todos amantes de animais, seja ele qual for.

          Informações sobre o dia a dia, opiniões dos seguidores e colunas a respeito do universo dos animais continuarão presentes nessa nova modalidade, veterinários também farão parte desse projeto que só tem a acrescentar na vida de pais e mãe de pet.

          Edgard Lima, criador da Bicho S.A, encontra-se em plena satisfação com o rumo que o projeto vem tomando e anseia expandir na área, como canal de Youtube ou conteúdos informativos extras para profissionais e amantes de pets.

UM SONHO EM CONSTRUÇÃO

            A Bicho S.A, portanto, é muito mais que um projeto, tornou-se um sonho em construção para Edgard, pois assim como a Pituca muitos outros animais precisam de resgates, estão em busca de uma adoção responsável ou ajuda de terceiros para sobreviver.

O papel a cumprir tornou-se maior que o planejado, o local de fala também é compartilhado com instituições que precisam de visibilidade e recursos financeiros para se manter. Afinal de contas, um verdadeiro amante de pet luta pelo respeito que deve ser cultivado entre o ser humano e a vida animal.

 

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